14.7.09

O Comportamento dos Bons Jogadores

Um dos lugares onde uma pessoa mostra realmente o seu carácter, é numa mesa de poker. Muitos jogadores que agem apropriadamente na maior parte das situações sociais, comportam-se mal quando estão a perder. Alguns agrediem verbalmente os dealers quando estão a perder. Eles insinuam que os dealers têm controlo sobre o resultado da mão. Outras levantam-se, acusando um jogador de ter jogado mal ou de não saber jogar. Talvez a gente não veja o verdadeiro caractér da pessoa numa mesa de poker, mas por outro lado, vemo-la no seu pior.

É importante que o caro leitor se lembre de ficar calado quando está a ganhar, para não irritar os jogadores que estão a perder. O jogador que ganha o pot deve deixar o adversário ganhar a discussão. Se tem uma piada para contar, não o faça até que esteja a perder e os outros a ganhar. Uma vez joguei num jogo onde encontrámos uma boa solução para os vencedores faladores: apenas os que estavam a perder podiam falar. Era um jogo muito sossegado, e foi um bom treino para a minha carreira no poker.

Os derrotados não irão ter simpatia numa sala de poker. Visto que a maior parte dos jogadores perde, eles irão muitas vezes disfrutar e até mesmo celebrar a miséria dos outros. É incrível como muitos jogadores que, procurando simpatia, mostram as suas mãos derrotadas e até explicam como fizeram o fold mais correcto; e fazendo isto revelam as suas estratégias.
Parece que aparentemente, é importante para eles receberem a compreensão dos bons jogadores; e ficarem assim conhecidos como os jogadores com mais azar da sala.
É claro que a maior parte destes jogadores que se queixam possuem uma memória muito selectiva: quando ganham uma mão onde nem sequer deviam estar, esquecem-se rapidamente; mas quando o contrário acontece agem como se estivessem a ser roubados.

Quando alguém joga muito mal e me persegue com muitas poucas hipóteses de vencer e consegue fazê-lo; eu não lhe dou lições ou tento envergonhá-lo. Lembro-me do dinheiro que ele me deu em jogadas parecidas.
Ás vezes os jogadores vencedores têm de jogar com regras diferentes das dos perdedores. Em retaliação, um jogador vencedor deve evitar mostrar ao adversário como jogou mal ou humilhá-lo.

Eu raramente mostro a minha mão quando não há showdown, mesmo que tenha feito um grande bluff. Um adversário que mostra todos os seus bluffs está a ensinar-me como lhe vencer. Posso ficar tranquilo quando desisto e ele não mostra a sua mão, por exemplo. Como ganho constantemente, tento passar despercebido na mesa agindo como se fosse um jogador normal com altos e baixos.
Tento acima de tudo ser humilde. Se um jogador critica uma jogada que eu fiz que resultou bem, eu não me defendo. Sem querer ser sarcástico, posso mesmo dizer: "Fica por aqui. Consigo fazer jogadas piores que estas toda a noite." Se alguém me insulta, eu lembro-me que já tive sorte muitas vezes. Se eu me gabo acerca do quão inteligente sou, como joguei muito bem uma mão ou como bem estou a ir no jogo eu penso para mim mesmo: "Merecias perder por ser tão convencido." Confiança a mais pode levar ao descuido na tomada de decisões.
Os deuses do poker podem dar uma série de más cartas que faria qualquer jogador parecer um tolo.

Por Barry Greenstein, em Ace on the River

1 comentário:

mac81 disse...

esta mensagem ta espectacular,e a unica coisa k digo é...algumas pessoas k eu ca sei deviam de ler a mesma,acima de tudo há k saber perder,mas tb saber ganhar...humildade é bonita

abraço