30.7.09

É a minha vez de apostar... pensa!

Sempre que é a minha vez de jogar, tento percorrer um pequeno guião pela minha cabeça:

- Como estão os meus adversários a jogar? Conservativamente? Agressivamente? Á sorte?
- Quais são as mãos que provavelmente terão os meus adversários?
- O que será que eles pensam que eu tenho?
- Estou ou não em boa posição?

Depois de processar as respostas a estas questões, passo a perguntas mais importantes:

- Devo apostar (ou aumentar)?
. Se eu penso que tenho a melhor mão, quase sempre respondo que sim, e aposto ou aumento;
. Se eu penso que posso afastar adversários fracos do pot com esta aposta (ou futuras apostas), eu quase sempre respondo que sim e aposto ou aumento;
. Se eu tenho um bom draw, e penso que existe uma boa hipótese de afastar o meu adversário do pot, eu quase sempre respondo que sim e aposto ou aumento;

- Devo fazer check ou desistir?
. Se eu penso que tenho a pior mão, eu quase sempre respondo que sim e faço check ou desisto;
. Se eu penso que os meus adversários são fortes, eu quase sempre respondo que sim e faço check ou desisto;
. Se estou num draw mas o preço a pagar não compensa, eu quase sempre respondo que sim e faço check ou desisto;

Se, depois de uma análise cuidadosa, eu não ache que deva aumentar ou fazer fold; eu acho que dar call a uma aposta ou fazer check e o mais correcto.

Descobri que fazer este guião na minha cabeça durante até mesmo situações óbvias poderá ser bastante lucrável, visto que reparo em pormenores que outros jogadores não tomam em conta.
Ao fazer a pergunta "aposto-aumento" antes do flop, tenho a certeza que estou a jogar um poker agressivo. E poker agressivo é poker ganhador.

Por Phil Gordon

Sem comentários: