25.7.09

Devo ficar ou não?

Ser um bom jogador não se trata apenas de jogar boas cartas - mas também de se tomar boas decisões. E uma decisão muito importante que o caro leitor tem de tomar sempre que se senta num cash game é: Devo ir embora, ou devo continuar a jogar?

Quando deve continuar a jogar?

Eu vejo muitos jogadores jogarem poucas horas quando estão a ganhar, e muitas horas quando estão a perder. E quando os seus adversários estão a perder, normalmente é porque não estão a jogar o seu melhor jogo. Mas você está.

Quando está a ganhar, os outros jogadores têm medo de si; tem uma boa imagem na mesa. E quando tem uma boa imagem de mesa, pode escapar de coisas que não escaparia caso estivesse a perder. Primeiro, pode fazer mais bluffs. Normalmente um jogador perdedor tem medo de se envolver num pot com um jogador vencedor, por isso é mais fácil para si apanhar os pots. Pode representar mais mãos do que o normal, porque o seu adversário acredita que você acerta todos os flops.

Apenas é correcto sair quando está a ganhar se estiver cansado, ou quando começa a jogar mal.

Quando deve chamar-lhe "um mau dia"?

Muitos jogadores não sabem parar quando estão a perder. O caro leitor tem de se lembrar que irá sempre existir outro jogo de poker - se não fôr amanhã, depois de amanhã ou na semana a seguir. Eu gosto de pensar que o poker é um jogo contínuo que se prolonga durante toda a minha carreira. Por isso, se estou a perder mais do que 30 cegas num jogo, eu normalmente desisto.

Existem algumas razões para eu fazer isto: primeiro, se eu perco uma tonelada de dinheiro num dia, não me irei sentir com vontade para jogar no próximo dia. Isso significa que se eu decidir jogar no dia seguinte, poderei não fazer o meu melhor jogo. Poderei eventualmente ter de tirar uns dias para acalmar a minha cabeça. Outra razão é porque quando estou a perder mais do que 30 cegas, é porque não devo estar a jogar muito bem. Eu poderei pensar que estou a jogar o meu jogo "A", mas o mais provável é não estar. É impossível alguém ser mais objectivo acerca do seu jogo quando está a perder. Afinal de contas, não somos robôs: somos apenas seres humanos.

Por Jennifer Harman

Sem comentários: