27.7.09

Não disputa um grande pot se não tiver uma grande mão

Estava em Foxwoods a disputar o evento de No Limit Hold'em de 2 mil dólares. Todos começámos com $3.000, e eu tinha já $15.000. Na minha mesa estava o Richard Tatalovitch, um jogador com quem tinha jogado bastantes vezes.

Eu aumentei pré-flop da posição média com e o Richard deu um call da BB. O flop foi . O Richard hesita por um momento antes de fazer check, e eu aposto o tamanho do pot. O Richard pensa por um pouco, e dá call. E de repente, eu não gosto da minha mão - assim tanto.

Imaginem o meu alívio quando um sai no turn. Agora eu tinha o par mais alto da mesa, e um kicker muito bom. O Richard aposta. Uh-oh.
Agora, deixem-me recuar um pouco e dizer que quando alguém hesita antes de fazer check, é normalmente uma grande tell. Mas o Richard é o rei da acção hesitante, por isso ignorei a sua tell e apostei no flop de qualquer maneira. E a sua aposta no turn gritava: "Aumenta-me! Desafio-te!"

Pensei bem fundo e os meus pensamentos foram algo como isto:

1. Ele flopou um trio. Isso explica o call no flop - ele estava a tentar enganar-me, mantendo-me em jogo, esperando que eu apostasse no turn também
2. Não. Se ele tivesse um trio fazia check no turn e esperava que eu me enforcasse sozinho; ou deixava-me apanhar qualquer coisa no river. Ele não pode ter um trio.
3. O valete ajudou-o. Eu não tenho o valete de ouros. Talvez ele o tenha, e tenha coberto a aposta no flop com um flush draw com valete alto. Se fôr assim, eu gosto do meu kicker e da minha mão.
4. Ele está a apostar com flush ou straight draw, tentando ganhar ali o pot.

Pensei em todas estas possibilidades, e não cheguei a conclusão nenhuma.

Normalmente, eu apenas faria um call nesta situação. Ambos tinhamos muitas fichas, e eu não queria apostar tudo com apenas o par mais alto. Depois, tive a infelicidade de me lembrar de uma mão que tinha acontecido à um mês atrás no Bellagio:

O jogo estava a correr mal ao Richard, e ele queixava-se de estar a sofrer muitas bad beats. Eu vi-o fazer check-call com par mais alto porque tinha medo que alguém tivesse feito poker! Um tipo que tem assim tanto medo dos monstros debaixo da sua cama não iria fazer check-call com um trio no flop ou um flush-draw.

Declarei "all-in".

Oops. Agora isto é um grande pot. E asseguro-vos, o par mais alto não representa uma grande mão.
Durante os 4 anos em que joguei com ele, nunca o vi a dar call tão depressa. Eu estava a morrer com o seu perfeitamente jogado .

Ás vezes todos nos esquecemos que grandes cartas não equivalem a grandes mãos; e que a jogada mais inteligente será jogá-las de uma forma conservativa em vez de ir atrás da "grande matança". Quanto ao Richard - ele teve a inteligência de se envolver num grande pot com uma grande mão, e teve a paciência para que isso lhe fosse lucrável.

Por John Juanda

Sem comentários: