20.7.10

Porquê confiar nas stats dos sites?

Boa noite gente, bem aqui venho eu para mais uma crítica - desta vez aos sites de estatísticas de jogadores. Eu quando começei a jogar poker on-line, sempre utilizei o sharkscope. Isto porque, especialmente para mim que jogo exclusivamente SnG, era bastante preciso. Todos os torneios eram registados, e todas as estatísticas estavam certas. Depois surgiu o TopShark, que dá ranking aos jogadores através de cartas (sendo o 2 com 1 estrela o pior ranking e o A com 5 estrelas o melhor ranking possível - o André Coimbra está neste ranking). No entanto, as estatísticas de um para outro diferem mas isso é compreensível - é que o TopShark é um site relativamente recente e não acompanha os jogadores à tanto tempo como o Sharkscope. Daí eu até preferir recorrer ao Sharkscope quando são coisas mais sérias de maneira a ter o máximo de informação possível. Portanto, relativamente a estes dois tudo bem - não tenho nada a dizer.

Agora, não se pode negar que existem sites que têm o único e exclusivo propósito de fazer exploração de marketing dando aos jogadores uma informação que está bastante longe de ser a verdadeira. Como sabem eu jogo em micro limites, e já fiz cashout duas vezes aos $100 - isto é, nunca perdi dinheiro on-line. Pois bem, segundo o site Poker Table Rankings no meu pior dia perdi $140 - o que tem piada porque nunca tive tanta banca. O que eu quero dizer com isto é, bolas! Mas para quê? É o meu nome que ali está, aliado a mentiras que apenas servem para chamar possíveis cliques em imagens publicitárias.

(Nesta imagem pode-se ver claramente a diferença entre os sites)



(Outro exemplo muito caricato: eu jogo exclusivamente SnG. O único cash que joguei este mês foi em rush poker para obter o badge. Como tenho nas minhas estatísticas sessões de 23 mil mãos de cash games NLH? Depois outro pormenor engraçado é o rakeback: eu não tenho rakeback. O que eu pago ao site lá fica, ponto final. Como tenho eu rakebacks de $39 e por aí fora? Depois gostava que alguém me explicasse como é essa de eu ter perdido$160 numa sessão - como sabem a minha banca nunca passou dos $105)


(Outra incoerência: a Poker Table Rankings dá-me um ranking de 28/100 - devido a informação errada de coisas que simplesmente não jogo - enquanto que a TopShark dá-me um ranking altíssimo de K e 2 estrelas)

Atenção, eu estou a falar da Poker Table Rankings porque foi o site que mais me chateou, como este existem muitos mais. Isto faz-me lembrar uma situação caricata que tive e que resolvi às claras aqui no blog, quando um leitor anónimo deixou comentário dizendo que na rede ongame eu estava down $1246 em 500 e poucos torneios e que tinha perdido $170 a jogar cash game - quem não viu poderá ver o post aqui. Esta é a prova de como estes sites falsos nos fazem fazer figuras de ursos publicamente: eu joguei na rede ongame na bwin à já alguns anos, e saí de lá com lucro (podem pesquisar por provas em posts no blog dessa altura). Nunca joguei lá cash games, e investi $14 e levantei as $50 salvo erro. Estão a perceber? Como é que perdi $1246 em torneios e $170 em cashs se nem sequer tinha esse dinheiro? O mais grave disto tudo, é que estes sites podem levar a decisões erradas nas mesas a quem decidir dar validade aos dados lá apresentados.

Penso que isto deveria ser mais controlado, e pessoalmente já enviei um mail a exigir a não apresentação das minhas stats no site. Se as querem pôr, que ponham as reais.

Cumprimentos e boa sorte nas mesas,
André Leitão

12 comentários:

curi0s0 disse...

Boas,
Penso que deve haver algum equívoco, pois utilizo o poker table rating e funciona muito bem, pois as estatísticas são iguais ao meu HM. Não sei se reparaste mas para veres as tuas stats, tens que estar registado. Senão dão stats de exemplo. A questão do rakeback é um exemplo, se usufruísses de tal retorno...
Tenho visto stats de outros jogadores e não tem falhado...

Abraço

André Leitão disse...

Olá curioso, desde já obrigado pelo teu comentário :)

Sim, eu registei-me e essas são as minhas stats. Como podes ver, a diferença de um site para o outro é irreal.

Cumprimentos,
André Leitão

Nuno disse...

Boas,
Eu utilizo o poker table rankings e funciona muito bem. Fiz a pesquisa do teu nick e não vejo onde é que as informações apresentadas podem estar erradas. O site diz que perdeste -146 desde agosto 2009 (se carregares em Hands aparecem lá mãos que ganhaste e perdeste no ano 2009). Podes já ter ganho antes dessa data mas a partir daí as stats devem estar mais ou menos correctas. Por acaso no meu caso tenho profit a mais mas por apenas $60.
O caso que falas do Omaha é uma confusão tua, jogaste 27 mãos de pot limit holdem (PLH) e não Pot limit omaha.
Alguma resposta em relação ao mail que lhes enviaste?

Cumprimentos,
Nuno

André Leitão disse...

Olá Nuno

A Sharkscope acompanha-me muito antes de 2009 (já me acompanha desde o bonus de $50 da PokerStrategy) e diz que tenho um lucro de $70. Por isso como podes dizer que "não vejo onde é que as informações apresentadas podem estar erradas"? Ok, fiz confusão com o Omaha - sinceramente foi estúpido, deve ter sido das horas tardias em que fiz o post. Eu nunca perdi dinheiro on-line, por isso explica-me como apareço down em $146? Parece-te correcto ou lógico? Já que me pesquisaste na PTR, aproveita e pesquisa-me na Sharkscope ou na TopShark e vês a discrepância de informações. Como explicas o rakeback, visto que não o recebo? Contra factos não há argumentos, mas obrigado pelo teu comentário ;)

Cumprimentos e boa sorte nas mesas,
André Leitão

André Leitão disse...

Ah, e relativamente ao e-mail ainda não recebi nada.

Cumprimentos Nuno,
André Leitão

Pestana disse...

andré não podes comparar o Sharkscope ou TopShark com o PTR.. pois o PTR é para ring exclusivamente, enquanto os outros 2 são para torneios\sits..

pelo menos foi sempre o que me disseram..


mas tu dizes no post que nunca jogaste ring, assim já não sei como é.. além de ver na imagem que o ultimo dia(data) que jogaste cada nivel..

André Leitão disse...

Olá Pestana, bem-vindo ao blog

Realmente não sabia que o PTR era exclusivo de ring, realmente isso justifica o meu score baixo. Mas lá está, eu não jogo ring. Daí não perceber essas estatísticas nem o profit negativo de cento e tal dólares... Mas obrigado pela dica, confesso a minha ignorância porque pensava que a PTR também contava SnG's.

Mais uma vez obrigado pelo comentário, cumprimentos
André Leitão

Luís Serrano disse...

Boas :)

O Sharkscope é exclusivo para sngs e mtts, enquanto o PokerTableRatings é apenas para cash games.

Espero que tenho resolvido a tua duvida, caso ela ainda existisse.

Abraço,

Luis

Unknown disse...

é estranho sem duvida,mas talvez quando eles responderem as coisas fikem mais esclarecidas, nao conheço esse site k falaste mas se esses sites contam mesmo isso correctamente deveriam estar todos em igualdade,certo? ou ha diferenças em cada um deles na forma como contam?

abraço

André Leitão disse...

Olá Luís, bem-vindo ao blog

Realmente como já disse no comentário anterior não tinha reparado que era apenas para cash games, sendo assim faz mais sentido. No entanto, se não os jogo (e mesmo jogasse) não faz lá muito sentido afirmarem que estou $146 down. Mas pronto, confesso o meu erro em relação a isso porque pensava que também contava os SnG.

Obrigado pelo comentário, boa sorte nas mesas
André Leitão

André Leitão disse...

Olá Mac, como anda esse poker? :)

Tens toda a razão, deveriam estar em igualdade. Mas parece que o PTR apenas conta o cash game e não os SnG daí a discrepância entre os resultados. No entanto, eu não jogo cash e tenho lá inúmeras sessões registadas. O mais grave é dizer lá que tenho um profit de -$146 o que não faz sentido nenhum.

Anyway, espero que esteja tudo a correr bem. Obrigado pelo teu comentário,
André Leitão

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado