10.2.10

Jogar uma Stack Média numa Posição Inicial

Por razões óbvias, preferimos sempre ter uma stack média a uma pequena. Mas existe uma vantagem em ser short-stack: as nossas decisões tornam-se fáceis. Com uma stack média, praticamente todas as decisões que se tomam são complicadas e esquisitas.
Por stack média entende-se 30-40 BB's, e aprender a jogá-la é absolutamente essencial para o seu sucesso em torneios. Em boa parte dos torneios - quando metade do field já estiver eliminado - terá uma stack média que o poderá, ou não, levar até à mesa final.
Isto significa que possivelmente irá passar metade do seu torneio numa posição complicada, porque cada pot que se joga é importantíssimo e as decisões carregam um risco enorme. Isto porque o caro leitor tem demasiadas fichas para fazer shoves - como faria se estivesse shortstack, e tem poucas fichas para abrir o pot com raises - só ao fazer standart raise está a colocar cerca de 10% da sua stack em risco. Por isso, não pode jogar muito loose.

Posto isto, vamos ver a perspectiva geral das coisas: se jogar muito tight, rapidamente será um shortstack devido ao aumento exponencial das blinds e antes. Isto pode tornar-se ainda mais complicado se estiver numa mesa com muitos jogadores agressivos; a tentação será jogar muito tight para não desperdiçar muitas fichas em situações raise-fold. Mantenha sempre em mente a ideia de que haverão alturas em que terá de tomar riscos, porque as blinds e antes que se podem ganhar com um raise de abertura irão ajudar a manter as coisas a flutuar.

Mas como se joga uma stack destas em posições iniciais? Bem, o meu concelho é que 95% das mãos que jogue sejam mãos com que esteja disposto a arriscar toda a sua stack: se tem TT para cima, ou até mesmo AK deverá ir all-in. Embora possa expandir este range para mãos como 88, 99, AQ, AJ ou KQ, estas são mãos que deverá foldar se levar 3bet de um jogador sólido.

Digamos que as blinds estão a 250/500, eu tenho 15.000 fichas na minha stack e recebo JJ. Se fizer um raise standart para 1.500 e um jogador numa posição final faz 3bet para 4.500, eu terei de ir em frente e shovar todas as minhas fichas na esperança que tenha a melhor mão. Não me posso dar ao luxo de foldar mãos como essas com uma stack desse tamanho.

Se a situação fôr idêntica, mas eu levo um call e o flop não me assusta (algo como 9-7-4 arco-íris) eu irei apostar no flop e continuar a apostar até estar all-in independentemente do que o meu adversário tenha. Sem uma carta assustadora na mesa, não se pode fugir de mãos como estas - tendo em conta a stack que tenho. Cuidado para não oferecer cartas de borla em situações em que qualquer A ou K poderão ser a morte do artista.
A única excepção a estas regras são quando estou contra um jogador bastante agressivo. Digamos que tenho JJ e que fiz um raise standart pré-flop, um adversário numa posição final dá call, e o flop traz Q-7-4 arco-íris. As odds ditam que o meu JJ continua a ser a melhor mão, por isso terei de arriscar e jogar de acordo com esse raciocinio. Mas visto que o meu adversário é agressivo, eu irei fazer check para induzir uma aposta, e caso ele o faça dou instant re-raise all-in. Dou-lhe uma hipótese de bluffar o pot, e depois protejo a minha mão com uma grande aposta. Isso normalmente irá resultar melhor do que disparar uma continuation bet, que poderá fazê-lo foldar qualquer mão pior do que a minha. Também é razoável fazer este tipo de jogada com AA ou, em jeito de bluff, com AK.

Jogar uma stack média em posições finais é uma história completamente diferente. Normalmente terá de lidar com raises de jogadores em posições iniciais, e senão o fizer, o seu range de mãos para raises iniciais poderá expandir-se consideravelmente.

Mas em posições iniciais, uma abordagem tight-agressiva é definitivamente a sua melhor aposta. Tenha cuidado com as mãos que joga, mas assim que decidir jogar uma mão esteja preparado para arriscar toda a sua stack.

por Allen Cunningham

Sem comentários: