13.2.10

Apostar Fora de Posição


Todos os livros de poker falham-lhe acerca da vantagem e consequente importância de jogar mãos em posição. O conceito base de jogar em posição dita que o jogador que age por último possui mais informação acerca dos seus adversários, e que por isso tem maior consciência de como está na mão - o que o ajuda a tomar melhores decisões. Não existem dúvidas acerca da veracidade desta afirmação, mas é importante compreender que o poder que vem da posição é normalmente concedido ao jogador que se encontra no botão pelo jogador que se encontra UTG.

Para se compreender melhor este conceito, imaginem um jogo normalíssimo de No Limit Hold'em. Digamos que estou na BB com 78 de espadas - uma boa mão para ver um flop. O jogador no botão raisa standart 3BB's e eu decido dar call. Muitos jogadores iriam fazer check no flop em quase todas as circunstâncias. Mas, ao dar check, acabou de dar controlo ao jogador no botão. Ele poderá agora apostar caso tenha ou não uma mão digna, colocando-o numa posição complicada caso tenha falhado o flop.

Numa mão como esta, acredito que o melhor a fazer é olhar para o flop e questionar, "É provável que estas cartas tenham ajudado o meu adversário?" Quando tiver resposta a essa pergunta, poderei decidir como proceder.

Se o flop é Ac-Ko-9p, eu provavelmente apenas daria check e faria fold a qualquer aposta, porque é provável que o meu adversário tenha raisado com cartas altas e tenha apanhado um pedaço do flop. No entanto, se o flop é 9p-5c-2o, a história provavelmente mudaria de figura. Eu sei que no Hold'em, duas cartas distintas falharão um par no flop em cerca de 66% das vezes, e este e um flop que provavelmente o meu adversário falhou.

Se eu suspeitar que o meu adversário não apanhou nada, tomarei a iniciativa e apostarei cerca de 1/2 do pot. Apostar aqui com um projecto de sequência traz inúmeras vantagens. Primeira, poderei ganhar o pot logo ali, e fico sempre contente de ver um semi-bluff a forçar um fold do vilain. Mas mesmo que eu receba call do meu adversário, eu forcei-o a reagir. Isso dá-me uma hipótese de apanhar uma leitura. Se o meu adversário parece estar confuso, talvez continuarei com o meu semi-bluff no turn para tentar roubar o pot. Ou, se eu sentir que o meu adversário está forte, poderei dar check e foldar a mão a qualquer aposta no turn - caso eu tenha falhado o meu projecto.

Atacar os pots fora de posição pode tornar-se algo muito lucrativo. Nos torneios, eu costumo abrir o pot fora de posição com alguma frequência. Isto apenas porque penso que se mostra muita força a ser o primeiro a atacar o pot no flop. Eu ganho muitos pots pequenos dessa maneira.

Enquanto o caro leitor estuda e trabalha o seu jogo, lembre-se que nem sempre se deve dar ainda mais força ao jogador em posição. Procure oportunidades de aposta, e tome a iniciativa.

por Gus Hansen

2 comentários:

Baresi disse...

Este Blog tem como objectivo armazenar os links dos inumeros blogs de Poker de jogadores portugueses que existem na blogosfera, e assim qualquer um poderá acompanhar/consultar as actualizações diárias de cada blog.

http://blogsdepokertugas.blogspot.com/

Adciona á tua lista de blogs, se quiseres.

Abraço

André Leitão disse...

Done!

Cumps,
André Leitão