6.2.10

Fingir o Tilt


Jogo poker à 23 anos, e uma coisa que posso dizer com grande orgulho é que nunca entrei em tilt. Na verdade, isso acontece com grande parte dos profissionais. No geral à medida que a experiência cresce no jogador, o factor tilt vai diminuindo.

Mas como os seus adversários podem não se aperceber que você não entra em tilt, uma das mais lucráveis jogadas no poker é "fingir o tilt". Se acabou de levar uma bad beat das feias, os outros jogadores da mesa estão à espera que você entre na próxima mão com cartas muito fracas para bluffar - isto simplesmente porque acham que o caro leitor não está a pensar claramente devido ao azar que teve. E se nesta situação você apanhar uma mão realmente forte, tem de ser capaz de analisar a maneira como os outros o estão a ver e jogar de acordo com isso.

Recentemente, eu estava a jogar No Limit Hold'em e logo no inicio do torneio apanhei KK. Fui para a guerra com eles, e adivinhe-se lá porquê, perdi o pot para alguém que tinha J8.

Logo na mão seguinte, com as cegas a 20/40 e com uma stack abaixo da média (cerca de 2700 fichas), apanhei 33 na BB. 4 jogadores fizeram limp, a SB foldou e eu dei check. No flop veio A-2-3, dando-me um set médio. Dei check, toda a gente dá check até ao botão e este sai a apostar 140 fichas num pot de 220. Levei o meu tempo, e dei call -  todos os outros deram fold. No turn saiu uma carta pouco interessante, o 10. Dei novamente check, e o botão aposta agora 300 num pot de 500 fichas. É aqui que salto para a acção a fingir tilt. Tinha bastante confiança na minha mão, sabia que estava na frente visto que as únicas mãos que me batiam ali era AA (com a qual ele teria raisado em pré-flop), TT (com a qual teria raisado também pré-flop), ou 4-5. Se ele flopou a straight, então azar o meu. Mas para ser realista, eu acreditei que tinha a melhor mão. Por isso o que fiz foi sair a raisar forte, mas não todas as minhas fichas. Raisei para 1,900 fichas, deixando 625 para trás.

Eu estava simplesmente a tentar entrar na sua cabeça e confundi-lo, porque eu sabia que ele pensava que eu estava em tilt. Pensou que eu não tinha nada de especial. Por isso raisei o suficiente para parecer que estava a tentar roubar o pot, mas ao não dar all-in, dei a ideia de que queria conservar fichas para o caso de ele dar call ao meu suposto "bluff".

Ele fez instant re-raise por todas as minhas fichas (as restantes 625), eu dei call, e ele tinha apenas K-2. A única desculpa aceitável para ele pensar que estava na frente com o par mas baixo naquela situação era porque eu supostamente estava em tilt - o que, para infelicidade dele, não era verdade.

Se ele realmente me conhecesse, saberia que eu não entro em tilt. Ele saberia que eu não deixo as minhas emoções ditarem as minhas acções.

Mas nem toda a gente contra quem se joga vai conseguir compreender como nos ler; por isso se conseguir com precisão interpretar como eles pensam que você está a jogar, poderá usar essa informação para sua vantagem e aumentar a stack.

por Esther Rossi

Sem comentários: