29.12.09

As mãos que quer jogar... mas que não deve


Até mesmo os melhores jogadores de poker do mundo cometem erros, e quando esses erros não são corrigidos transformam-se em falhas que poderão facilmente afundar o seu jogo. Existem duas falhas em particular que eu vejo com muita frequência no que toca às mãos iniciais que as pessoas jogam mas que deviam ter desistido.
A primeira falha refere-se a jogar mãos que facilmente se encontram dominadas. A dominação de mãos no Texas Hold'em significa a morte do artista, por isso deve-se fazer um esforço e desistir de mãos que estão provavelmente dominadas pré-flop se outro jogador deu raise.

Este conceito gira à volta do livro de David Sklansky "Gap Principle", que basicamente diz que o range de mãos com que estamos dispostos a fazer raise deve ser mais aberto do que o range de mãos com que estamos dispostos a dar call.

Por exemplo, se toda a gente desiste até mim e eu tenho KQ off-suit no botão, eu vou dar raise. É provavelmente a melhor mão, e ainda tenho hipótese de roubar as cegas. No entanto, se um jogador numa posição média faz raise pré-flop, eu desisto do KQ sem pensar duas vezes. Aquele KQ é uma mão que facilmente está dominada contra o range de mãos com que o meu adversário faria raise numa posição média, tais como AK, KK, AA, QQ e AQ. Existem mãos que simplesmente são muito dificieis de serem batidas apenas com um KQ, e se ambos formos ver um flop e acertarmos um par... eu poderia estar em sérios apuros e perder toda a minha stack.

Para mostrar melhor o que quero dizer, e como uma mão dominada é algo mesmo terrível no Texas Hold'em, aqui está uma visão matemática do porquê de uma mão teoricamente poderosa, se dominada, é pior do que jogar quaisquer duas cartas. Digamos que o meu adversário faz raise da mesma posição com AK e tudo folda até mim, e tenho 7-2 fora de naipe - a pior mão do poker. Se der call, tenho 35% de hipóteses de vencer a mão.

Mas agora vamos supôr que eu tinha AQ no botão contra o mesmo raise do AK. A minha mão apenas tem 25% de vitória, o que é significativamente pior se eu tivesse um 7-2.
Não é fácil dar fold a AQ apenas com um raise pré-flop, mas se o raise veio de uma posição inicial e o caro leitor tem razões para acreditar que o seu adversário tem uma mão premium, AQ poderá estar facilmente dominada.

Já agora, aponte mentalmente o seguinte conjunto de mãos: KQ, QJ, QT, KT, KJ. Estas são as mãos que deverá foldar se o seu adversário abrir um pot com um raise.

Outra falha nas mãos iniciais é dar demasiado valor a mãos do mesmo naipe. Vejo jogadores a jogarem A5 de copas, ou 87 de espadas - e jogam estas mãos porque pensam que poderão flopar um flush. Na realidade, com duas cartas do mesmo naipe, em 121 tentativas apenas em 1 flopamos um flush. Isso significa cerca de 0.84% das vezes. Não acontece com muita frequência. E mesmo quando acontece, não é muito provável que ganhe um grande pot.

Se comparar um A5 suited com um A5 off suit contra o range de mãos que o seu adversário poderá ter, o A5 suited apenas ganha por 2 ou 3%.
Por isso, não se deixe enganar pelas mãos do mesmo naipe. Apenas porque a mão é suited, isso não quer dizer que seja jogável. O rank das cartas é muito mais importante do que os seus naipes.

Quando tomar as suas decisões pré-flop, se conseguir resistir à tentação de jogar mãos facilmente domináveis e cartas medíocres do mesmo naipe, penso que terá uma evolução muito mais lucrável a longo prazo.

por Phil Gordon

1 comentário:

Unknown disse...

nao te sei explicar o porque,mas achei este artigo muito importante para mim, espero num futuro proximo conseguir assimilar no jogo o k aqui diz e ver se realmente vale a pena,pois eu ate penso k sim...
abraço e um exelente ano 2010