13.1.10

Prefiro ter AK do que AA ou KK

Acreditem que prefiro mesmo ter AK do que AA ou KK. Muitos jogadores irão achar esta afirmação surpreendente, mas não é. Cedo irão ver porquê.

Claro, eu sei que AK nunca estaria na frente de AA ou KK, se forem jogadas uma contra a outra a frio. Um mísero par de duques vence AK, eu sei. Uma vez numa aposta entre amigos, eu apostei no par de duques contra AK. A ideia era jogar as duas mãos uma contra a outra, a frio (sem apostas). Simplesmente tiravamos 5 cartas e viamos qual das mãos ganhava mais vezes. Era uma aposta de 50/50, e apostámos $500 por mão. Eu venci vários milhares de dólares antes de eles desistirem.

Não ficaram convencidos da primeira vez porque demos 2 ou 3 mãos. Eles perderam algum dinheiro... e depois desistiram. Foram embora... voltaram (depois de fazerem algum "trabalho de casa") e jogámos novamente. Venci-os de novo.
Mas quando digo que prefiro AK a AA ou KK, não estou a falar de jogar uma mão contra a outra a frio. Agora... estou a falar acerca de jogar poker.

Um AK é uma mão "melhor" do que dois ases ou reis por duas razões muito importantes:
(a) Ganhará mais dinheiro quando completar uma mão; e
(b) Irá perder menos dinheiro quando falhar uma mão

E não consigo pensar em duas melhores razões para preferir AK a qualquer outro grande par.

A razão porque o caro leitor irá fazer mais dinheiro com AK é porque estamos a falar de uma mão de projectos, e não de uma mão feita. Ou seja, não se tem nada com AK a não ser que se flope alguma coisa. Por isso é uma mão muito fácil de ser dar fold quando não se flopa nada, ao contrário dos ases ou reis aos quais se fica sempre "amarrado" e que, por esse mesmo motivo, são mãos dificeis de dar fold. É por isso que se perde menos dinheiro com AK.

Outra razão porque se pode ganhar mais e perder menos jogando AK é que quando se acerta um par no flop... torna-se muito mais dificil ao vosso adversário completar uma mão se estiver a jogar algo como suited connectors.

AK é também uma mão muito mais flexível do que AA ou KK, e isto acontece porque o caro leitor pode jogar AK a abrir o pot, ou jogar devagar para poder dar raise a alguém. Eu dou call a um raise aceitável com AK de qualquer posição. E, ocasionalmente, colocarei todas as minhas fichas no meio da mesa antes do flop sair.

por Doyle Brunson

Sem comentários: