24.1.10

Jogar Loose em Pré-Flop - Parte I

Saber o que fazer e quando o fazer é o que separa aqueles que apenas jogam torneios dos que fazem mesas finais. Isto é especialmente verídico no No Limit Hold'em, onde as primeiras decisões que tem de enfrentar é que mãos deverá jogar e quando o deverá fazer. Á medida que as blinds e as antes tendem a subir, estas decisões tornam-se ainda mais cruciais. Nestas situações, um dos erros mais criticos que as pessoas fazem é não variar suficientemente o seu jogo pré-flop.

Enquanto que muitos profissionais aconcelham jogar um poker tight, o jogo agressivo e a importância de escolher mãos iniciais "premium"; eu vejo que existem muitos novos jogadores que levam estes concelhos muito à letra e acabam por não jogar mãos suficientes. Falei recentemente com um novo jogador que me disse que estava a jogar menos de 10% das mãos pré-flop. Isto não é o suficiente - nem em UTG eu jogo tão tight! Se está a jogar assim tão tight, terá de jogar consideravelmente um jogo mais loose - especialmente em posições finais e nas fases finais do torneio.

Deixe-me dar-lhe uma ideia do que estou a falar. Como estratégia geral, eu quero jogar cerca de 40 a 45% das minhas mãos do botão antes de as antes entrarem em jogo. Em UTG com 8 jogadores ainda por falar, eu jogarei cerca de 14% das minhas mãos. Esta percentagem sobre gradualmente à medida que a minha posição avança à volta da mesa até ter apenas 31% de mãos - que corresponde a quando me encontro no cut-off.

Quando as antes entram em jogo, eu raiso cerca de 59% das vezes do botão. Por outro lado, apenas vou raisar 18% quando estou em UTG. Com ou sem antes, é importante ter em conta que estou a raisar cerca de 3 vezes com a mesma frequência de quando estou no botão. Isso pode parecer muito, mas é o muito que se precisa para variar o jogo em pré-flop.

Para dar um exemplo específico, digamos que estamos a jogar a 100/200, e o caro leitor raisa 3 BB's do botão. Está a arriscar 600 para ganhar 300, o que não é o ideal. Mas se fizer o mesmo raise quando existe uma ante de 25 por cabeça, então o mesmo pot sobe para 500 fichas, o que significa que está a lutar por 200 fichas extra. Essas fichas extra que vieram das antes fazem com que valha apena que jogue mais loose e comece a raisar com mais frequência utilizando um range mais alargado de mãos, especialmente quando se encontra no cut-off ou no botão. Se esta estratégia resultar metade das vezes, está em grande forma e a obter uma boa percentagem de lucro.

Deverá ter reparado que eu tenho dado percentagens especificas neste artigo - são baseadas em milhões de mãos que joguei ao longo dos anos, e um sistema de rankings que criei que me consegue determinar quais mãos devo jogar e raisar das mais diversas posições.

por Andy Bloch

Sem comentários: