1.9.09

Tells - Procure-as... e irá encontrá-las


Assim que apanha o estilo básico de jogo de um jogador, não cometa o erro de assumir que ele irá jogar dessa maneira todos os dias. Ás vezes um jogador faz um esforço consciente para mudar a sua maneira de jogar. Mas o mais certo é, normalmente, que a sua disposição alterou o seu estilo de jogo.

Existem dias em que as pessoas estão com mais espírito para jogar do que outros. Se alguém não se sente com espírito para jogar - e envolveu-se na mesma no jogo - ele irá dar fold muito facilmente. Pode-se fazer bluff com ele.

Mas se o caro leitor vir outro tipo sentado a mastigar pastilha elástica e a mexer com a perna de um lado para o outro, perceberá que ele está ansioso por entrar em acção. Ele veio para jogar. Terá de tratar dele com cuidado. Não é seguro fazer-lhe bluff, pelo menos não no começo do jogo.

Todos os jogadores têm tells.. aqueles movimentos incoscientes que denunciam a um adversário as cartas que se tem.
A tell mais comum é o pulso no pescoço. Em muitas pessoas, o pulso no pescoço é visível. Sendo assim, torna-se impossível escondê-lo; visto que não existe ninguém que consiga controlar o seu ritmo cardíaco em situações de stress. Quando vir um pescoço de um homem a ganhar veias, saberá que ele está excitado: e normalmente está excitado porque está a fazer bluff.

Em vários programas de TV ou ao vivo, poderá ter ouvido alguém perguntar a outro jogador: "Quão profundo estás?" Esta questão é ás vezes uma tentativa de ver uma tell. (A questão significa: Quanto dinheiro tens à tua frente?) Vale apena saber. Não acho que um jogador deveria ser obrigado a responder, apesar de já ter ouvido os argumentos dos dois lados.

Questões como essas são perguntadas por razões psicológicas. Quando um homem está sobre pressão, a sua voz é fraca, e aí você saberá algo sobre o seu estado actual. Quando eu jogo um grande pot, não deixo que ninguém me envolva numa conversa.

Até mesmo os profissionais são susceptíveis. Uma vez, apanhei uma tell do Puggy Pearson. Sempre que ele puxava as fichas para trás e depois apostava, estava a fazer bluff. Deve ter feito isto durante uns seis meses antes de alguém o ter descoberto e dito.

Outra vez, o Amarillo Slim Preston avisou-me de que eu estava a contar as minhas fichas e apostar quando tinha uma boa mão, e quando estava a fazer bluff apostava sem as contar. É a única tell que alguém descobriu sobre mim que eu saiba, mas tenho a certeza de que houveram outras.

Todos os jogadores de topo têm uma defesa contra o facto de as pessoas usarem as tells contra eles. Umas vezes quando faço bluff digo algo como "sou mágico", para que as pessoas relacionem a frase com o bluff. Mas da próxima vez que eu disser "sou mágico", não estarei a fazer bluff.

Com uma quantidade considerável de experiência, você poderá aprender não apenas se alguém está a fazer bluff, mas também as cartas que esse jogador tem na sua posse. É isto que as pessoas querem dizer quando dizem que um jogador pode "colocar um homem numa mão". A minha habilidade natural juntamente com todos estes pontos contribuiu bastante para o meu sucesso.

Eu lembro-me de jogar um jogo em que se podia realmente saber o que Jimmy Cassella tinha pela quantidade do aumento dele. Era a única coisa que se precisava de saber. Com A-10 ele fazia um raise de $100; com A-J fazia um raise de $125, e por aí adiante.

Outros jogadores têm jogadas padrão que, enquanto menos óbvias, são definitivamente visíveis para qualquer profissional de poker. A maneira como se sentam, os seus hábitos de jogadas anteriores, a maneira como apostam e até mesmo o tom da sua voz. É a totalidade do todo ao invés de algo em particular.

Por Doyle Brunson

Sem comentários: