8.9.09

As micro stakes na Full Tilt Poker

Houve alguém na PokerPT.com que à uns tempos atrás postou um artigo dizendo e cito que "é muito fácil para um jogador que saiba as noções básicas de estratégia ter lucro a jogar em apostas baixas." Esta afirmação não poderia estar mais longe da verdade, e eu pensava da mesma maneira quando jogava na bwin. Mas não na Full Tilt.
Posso dizer que já li imensos livros de poker - desde Doyle Brunson até Barry Greenstein e David Sklansky - e sei muitas componentes estratégicas a utilizar num jogo de poker. Mas a questão é que não as posso usar. Não dá. Isto porque existem tantos maus jogadores nas apostas baixas, que simplesmente essas "noções básicas de estratégia" só servem para nos afundar mais.
Bolas, eu com dou raise pré-flop recebo call da mesa inteira. O meu concelho para quem joga estes limites, sejam eles $0,02/$0,05 ou $0,05/$0,10 é jogarem o mais tight que conseguirem. Eu dou fold a em out of position e com um raise á minha frente - apesar de a mesa ser bastante fraca. Simplesmente a longo prazo não compensa - e acreditem que levei muito na cabeça até chegar a esta conclusão.
Estive estes últimos dias em running bad, e a partir de ontem parece que tudo voltou ao normal. O desfalque foi de cerca de 20 dólares, mas agora que essa fase parece ter passado (e ainda com a ajuda do bónus) penso recuperar grande parte do dinheiro perdido.

Dou aqui então um exemplo acerca de mãos recentes em micro stakes, que ajudam a provar a minha ideia de que é preciso ter bastante cuidado a jogar esses limites. O jogo era de $0,02$/$0,05 e eu estava em late position, tinha . Tudo fold, e o jogador à minha direita dá raise de $0,15, eu dou call, o button dá fold e o UTG dá raise de $0,53. O jogador da direita dá call, e eu peço tempo. Estes tipos não tinham raisado durante o jogo, pensei que para andarem a fazer aquilo teriam algo como ases, reis, damas, AK, AQ ou AJ. Em qualquer uma destas situações, ou eu estava totalmente dominado ou era um mínimo favorito. Optei por dar fold. O flop vem: . Eu a respirar de alívio, e os dois fazem check. Turn: . Os dois check. River: . Os dois check. Bom, um idiota mostra e ganha um pot de $1,87. E quando vou ver o histórico de mãos, o outro idiota tinha . Este é o exemplo perfeito de um bom raciocínio e leitura lógica do jogo, que simplesmente não resultou - visto que os adversários que tenho na mesa não sabem o verdadeiro valor das suas mãos. E depois existe outra variante, que são os bons jogadores (que também se encontram) estarem misturados entre os maus. Daí ser bastante importante estar sempre a tirar notas acerca dos jogadores. Assim é muito mais fácil quebrar um pato que é regular.

É fácil jogar em microstakes? Absolutamente que não. Os jogadores são fracos, dão call com mãos marginais e quando flopam algo é apostar para a frente. E por isso são muito difíceis de ler. Muitos podem dizer: existem vários jogadores loose que jogam assim. É uma vantagem ser dificil de ler. Pois é, mas os jogadores loose sabem que estão a utilizar esse estilo de jogo; e se fôr preciso fazer changing gears fazem-no na hora. Estes jogadores não são loose, apesar de jogarem esse estilo - apenas não o sabem.

PS: Como sempre, deixo imagens de mãos interessantes que tenho disputado ao longo do tempo.


Free Image Hosting
(Clique na imagem para ampliar)

Free Image Hosting
(Clique na imagem para ampliar)

Free Image Hosting
(Clique na imagem para ampliar)

Free Image Hosting
(Clique na imagem para ampliar)

Free Image Hosting
(Clique na imagem para ampliar)

Free Image Hosting
(Clique na imagem para ampliar)

Free Image Hosting
(Clique na imagem para ampliar)

Free Image Hosting
(Clique na imagem para ampliar)

Free Image Hosting
(Clique na imagem para ampliar)


6 comentários:

alex disse...

Olá, por acaso acessei seu blog através de uma pesquisa no google. Estou tendo os mesmos problemas na NL5 da Full Tilt. Estes jogadores que dão calls ruins e flopam monstros, ou então apostam all in com seus midpairs e eu foldo meu top pair estão me destruindo mesmo.
Gostei muito seu blog e vou começar a acessar. Abraço

André Leitão disse...

Obrigado pelo comentário Alex, espero que continue a visitar o Poker Kings e a comentar os artigos sempre que puder. É sempre bem vindo. Grande abraço ;)

Anónimo disse...

Cara eu cada dia me surpreendo mais, dei raise no button com KK o cara pagou com Q6o flop 6 9 Q
Acreditam ?

André Leitão disse...

É verdade caro leitor Anónimo,
As micro stakes estão cheias de jogadores que jogam simplesmente pelo divertimento, emoção e adrenalina que o jogo fornece; sem pensarem nas cartas ou em probabilidades. Ainda ontem joguei contra um jogador aí do Brasil (deduzindo que é brasileiro pela sua escrita) que após eu perder dois pots em que era claramente favorito ele me dizia que estava a jogar poker e que não estava a ter sorte. Educadamente respondi dizendo que estudava o jogo, explicando que a sorte tinha pouca relevância a longo prazo ao que ele me respondeu "cada um pensa de seu jeito". Bem, temos de perceber que nesses limites estamos a jogar contra este tipo de jogadores: pessoas que encaram o poker como um jogo de azar e que jogam todo o tipo de cartas porque simplesmente se sentem com sorte. Pior para nós que estamos lá seriamente para ter lucro e não conseguimos ter leituras eficazes pois espera-se de tudo contra jogadores assim.

Grande abraço, não deixe de comentar,
André Leitão

Cássio Renan disse...

Cara a unica coisa que voce tira disso tudo é de que voce mesmo jogando no meio de tantos maus jogadores voce ainda sabe que voce esta jogando de forma correta e cada vez mais aprendendo com seus erros e com os erros deles.Cara é dificil mesmo pq nessa brincadeira ai eu acabei dando vacilo e indo a falencia, quer dizer o pouco q eu consegui tirar em um free roll ($2) consegui transformar em $13 so que achei bom e fui pra Pl$0,05.
Iai encontrei jogadores bem piores como no caso que citei acima all in com Q6o.
Cara entre essas e outras bad beats tive uma semana horrivel e acabei que perdendo tudo, nao por jogar mal pelo menos eu acho mais porque eu vi que nao se deve brincar e voce so deve entrar realmente com maos que voce ache que vai ganhar, se é pra correr riscos desnecessarios saia de baixo!
Cara tive que escrever aqui pra descareegar minha raiva pq dei muito duro pra poder tirar money do free e acabar assim.
Vou recuperar e da a volta por cima, é bom porque os melhores jogadores tem q comecar assim mesmo.
Muito bom o blog abracos

André Leitão disse...

Caro Cássio,
Muito obrigado pelos elogios, e espero que continue a comentar o blog: isso só me deixa feliz. Acima de tudo, acho que fez algo muito melhor do que descarregar a sua raiva: deixou bons e uteís concelhos a quem pretende começar e se vai meter (obviamente) nestes limites.

Um grande abraço,
André Leitão