15.9.09

Entender o conceito de Pot Odds

A matemática mais complicada que tenho de fazer regularmente envolve as pot odds e implied odds. Ser capaz de calcular estas probabilidades é fundamental para tomar a decisões mais correctas na mesa. Irei utilizar exemplos para demostrar cada conceito.

Imaginemos que o meu adversário e eu temos 2.500 fichas. Já estão 5 mil no pot quando o turn é virado. O meu adversário vai all-in, criando um pot de 7.500 fichas. Devo dar call?
Primeiro, preciso de calcular as pot odds - a quantidade de dinheiro que irei ganhar em relação com a quantidade de dinheiro que terei de arriscar. As pot odds são descritas normalmente em rácio, ou em x para 1.

Pot Odds = (Total do pot / quantidade que tenho de dar call) para 1. Neste exemplo seria (75.000 / 25.000) = 3 para 1.

Por isso, tenho 3/1 de probabilidades no meu call de 2.500. Mas que raios isso significa? Não muito, enquanto eu não calcular as probabilidades de produzir a mão vencedora para poder justificar o call. O que "3/1" significa, é que eu precisarei de vencer esta aposta uma em cada três vezes que perco - ou de uma maneira mais simples, em 3 situações dessas lucrarei 1. É aqui que as coisas se tornam matreiras - 3 derrotas mais 1 vitória equivale na verdade a 4 possíveis resultados. Quando calcular a minha Break Even Percentage, ou BEP, terei de acrescentar esse extra à fórmula:

Break Even Percentage = 1 / (Pot Odds + 1) - ou neste exemplo: BEP= 1 / (3+1) = 1/4 = 25%.

Neste caso, eu irei precisar de fazer uma mão vencedora em cerca de 25% das vezes para lucrar. Desde que tenha uma percentagem igual ou superior a 25% é correcto eu dar call. Com menos 25%, a jogada matematicamente correcta será dar fold.

No No Limit Hold'em, encarar all-ins é uma ocorrência normal. Dominar os cálculos de Pot Odds é necessário para ser um grande vencedor nestas circunstâncias.

Por Phil Gordon

9 comentários:

Anónimo disse...

Bom artigo, muito claro. Lembrete: no exemplo aparece 75/25 e nao 7,5/2,5. Abraco.

André Leitão disse...

Obrigado pelo comentário caro Anónimo,mas em que parte do artigo é que aparecem os valores 7,5/2,5 ou 75/25? Os únicos valores parecidos com os que mencionou são 75.000/25.000. Em qualquer dos casos, a rácio resulta da simplificação: sendo que 75/25 daria na mesma uma situação de 3:1. No entanto, nenhum dos dados que mencionou se encontram vistos no artigo. Penso que o caro leitor se equivocou.

Cumprimentos e continue a comentar:
André Leitão

Anónimo disse...

Muito bom esse lance de racio simplifica mesmo vlw pelo artigo phil e o blog!

André Leitão disse...

Obrigado pelas palavras, caro visitante :)

Anónimo disse...

Olá gostaria q vc me add pra eu poder tirarr minhas duvidas ok abracos
bahiapoker@hotmail.com

André Leitão disse...

Caro leitor,
Tem à sua disposição o e-mail de serviço do Poker Kings: poker--kings@hotmail.com para tirar todo o tipo de dúvidas que forem surgindo ao ler os artigos. Este esclarecimento será realizado via e-mail, e nunca através de plataformas de mensagens instantãneas como o msn messenger ou o skype.

Cumprimentos e passe sempre,
André Leitão

Anónimo disse...

muito bom o post, explicou de forma facil e clara! valeu pela dica...


isso ja melhorou meu jogo em termos bem crescentes

André Leitão disse...

Muito obrigado caro anónimo. Espero que continue a gostar e a ver o blog ;)

Anónimo disse...

cara parabéns...varei sites tentando ver se entendia o conceito...mas o seu foi o mais claro...mto obrigado!!!