17.3.10

Mantenha o Pot Pequeno

O poker é um jogo de decisões. Algumas decisões são bastante fáceis de tomar, enquanto que outras não o deixarão dormir caso a coisa corra mal. Pela experiência que tenho, quanto maior é o tamanho do pot, mais difícil será a sua decisão. Inversamente, quanto mais pequeno fôr o tamanho do pot, mais fácil é a decisão a tomar.
É por isso que, particularmente nos torneios, o caro leitor irá querer manter o pot pequeno quando tem uma mão marginal. Não quer estar numa decisão que ditará o destino de todas as suas fichas, quando apenas tem algo como um top pair com um kicker médio. É preciso evitar essa situação o mais possível. Por isso lembre-se que às vezes é melhor manter o pot pequeno fazendo check ou call do que começar a construir um pot enorme, mesmo que esteja em vantagem a certa altura da mão.

Deixe-me dar-lhe um exemplo de uma mão que joguei na WSOP do ano passado. Estávamos nos níveis iniciais do torneio, e eu estava no cut-off com K-J. Todos foldaram até mim, dei raise e levei um call do botão. Ambas as blinds foldaram, e estavamos head's up no flop.

O flop trouxe J-9-3 com dois ouros. Sim, eu tinha top pair com um kicker forte, mas com uma straight e flush draws no flop não estava com muita vontade de ir à loucura com aquela mão. Por isso dei check, e o villain aposta cerca de 2/3 do pot.

Um check iria obviamente tentar o meu adversário a fazer bluff neste spot, especialmente se ele me dava uma mão como AK ou AQ. Com um bluff ou um draw que seria a mão mais provável do villain, eu fiz apenas call.

O turn trouxe um inofensivo 5: não era ouro e pouco provável que ajudasse em alguma coisa o villain. Mais uma vez, eu decidi controlar o tamanho do pot e dei check mais uma vez. Se eu apostasse e o botão tivesse um draw de monstro, havia uma boa hipótese de ele fazer re-raise sobre a minha aposta para me tentar forçar a sair da mão. Eu gostava da minha mão ali, mas não era o suficiente para apostar tudo.

Depois de eu dar check, o villain sai-se com outra aposta, à qual dei call. O river trouxe um 2 que não era ouro, querendo dizer que nem o flush nem a sequência foram completadas. Confiante que tinha a melhor mão, decidi na mesma dar check no river.

Porquê? Bem, existia uma pequena hipótese de o villain ter feito um set ou dois pares algures no percurso da mão - e é melhor fazer check/call neste pot do que dar de caras com uma decisão dificilima por muitas fichas se ele der re-raise. Caso ele não tenha nada, fazer check poderá induzi-lo a tentar fazer um bluff no river.

Aconteceu que o botão deu check logo a seguir ao meu, e eu venci o pot com o meu KJ. Não ganhei um grande pot com essa mão, mas também não perdi um grande pot. As decisões que tomo na última carta tornam-se significativamente mais fáceis quando eu controlo o pot e o torno pequeno.

por Jennifer Harman

6 comentários:

Anónimo disse...

Andre leitao comentei esta noticia so para agradecer o bom trabalho que fazes pelo poker em portugal pelos conselhos que das....eu so jogo a 1 ano ja tive alguns bons resultados e tenho andado a estudar mt o poker....se tiveres alguns sites k me possas indicar para eu melhorar o meu jogo agradecia

continua o teu excelente trabalho de difusao deste desporto k tanto gostamos

André Leitão disse...

Olá caro anónimo,

Desde já deixe-me agradecer-lhe o caloroso comentário, o objectivo do Poker Kings desde o início da sua existência foi exactamente ajudar-me a mim a subir cada vez mais de nível, e ao mesmo tempo partilhar essa informação com os outros leitores. É por isso que não me considero um mestre teórico do jogo, simplesmente sou um jogador interessado como você ou outro qualquer que procura informação e a partilha com quem esteja interessado.

Bom, sites para melhorar o seu jogo não existem. Os sites de poker por norma têm duas funções principais: disponibilizar para download o seu cliente e fazer marketing. Obviamente que não estão preocupados a ajudar ninguém a evoluir, visto que o que lhes interessa são pessoas que se atraiam pelo jogo e que dêem rake.
Por isso sites, é melhor esquecer (tirando a Escola de Poker, mas presumo que essa já conhece). Agora fórums, isso sim. Poderá encontrar pela internet inúmeras comunidades de jogadores de poker que discutem ao rigor jogadas especificas de torneios, poderá colocar as suas próprias dúvidas, etc. É o melhor local para evoluir o seu jogo neste momento. Simplesmente registe-se num deles, e comece a passear pelos tópicos e a observar as suas discussões - coloque as suas dúvidas se assim o achar conveniente. Garanto que o seu jogo irá melhorar drásticamente.

Cumprimentos,
André Leitão

Anónimo disse...

Quero agradecer a sua resposta....e vou seguir os seus conselhos e continue com o excelente trabalho

cumprimentos

Unknown disse...

ola andre, deduzo k nao tens tido muito tempo para postar, fazem falta as tuas posts e por isso espero k brevemente consigas um tempito heheheh, akele abraço

André Leitão disse...

Olá caro Mac!

O tempo infelizmente não tem sido muito, nem mesmo para jogar. No entanto estou a esforçar-me e a fazer os possíveis para ir postando aqui artigos de qualidade, que façam evoluir o jogo dos leitores. Mas não te preocupes que isto nunca morrerá, e está prestes a voltar novamente em força ;)

Grande abraço,
André Leitão

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom