24.6.09

Como manter a sua grande stack, sendo agressivo na mesa!

Muitos jogadores percebem a importância de ter uma grande stack num torneio. O que não percebem é como usar as suas fichas efectivamente depois de construirem uma grande stack.

O usual é quererem controlar a acção, mas a maioria não pensa em como vai mandar na mesa.
Quando sou a grande stack num torneio, tenho sempre a tendência a ser o jogador mais agressivo da mesa. O meu objectivo é eliminar jogadores, manter a minha stack grande e evitar situações perigosas.
Se eu puder criar um cenário onde sou o chefe da mesa - ou seja, onde eu determinarei o tamanho dos pots - o resto da acção torna-se fácil de ler. Eu posso roubar as blinds e se alguém me aumentar a aposta, facilmente o porei numa mão; isto porque sei que só me poderão enfrentar com cartas muito fortes.
Um dos pontos principais para se tornar um "empurrador" - como eu costumo chamar - com uma grande stack, é ter consciência do estilo dos seus adversários na mesa e o tamanho das suas stacks. Não deixe que os short-stacks tenham fácil acesso a jogadas all-in com qualquer Ás. Se voçê aumentar com uma mão como 89s e um short-stack fizer all-in, você criou uma má situação. Mesmo que tenha as probabilidades correctas para cobrir, não é o seu objectivo dobrar as fichas de ninguém.

Você também tem de saber reconhecer aqueles jogadores que não vão enfrentar um tipo agressivo, ou aqueles que estão apenas a tentar sobreviver para entrar na faixa de premiação. Existe sempre uma altura em que o jogador chega ao seu limite. É preciso que o caro leitor tenha consciência desse momento, para não dar fichas de borla sem nenhuma razão para isso, a alguém que está pronto para o enfrentar com all-in.
Ás vezes, para se ser um jogador agressivo, você tem de dar calls marginais mesmo quando não quer. Por exemplo, se sinto que o short-stack está a ir all-in com um Ás qualquer, ás vezes arrisco um gamble, mesmo que saiba que ele está à minha frente em pré-flop. Se tenho algo como AQs, vou tentar eliminar este jogador do torneio. Eu basicamente irei a jogo com qualquer coisa, até K8s, isto porque se ele tiver algo como 66 ou Ax é uma escolha com a qual posso viver. É claro que ser muito agressivo não significa que você deixe a sua agressividade ultrapassar o bom senso.
Jogar um poker inteligente - aumentar nos momentos certos contra os jogadores certos - é sempre algo que você deve ter em mente. Por exemplo, se está a aumentar a dealer com uma mão fraca como 10-6, contra dois short-stacks que estão nas cegas e um deles empurra all-in, você criou uma situação má que poderia ter evitado. Se estou a jogar dessa posição com K9, 10-J ou A9, não me preocuparia muito em cobrir. Mas com 10-6, você tem de pensar - talvez eu não precise de perder um monte de fichas com esta mão, e ainda por cima, dobrar um short stack. Uma boa regra nesta situação, é perguntar-se a si mesmo se o seu adversário iria all-in com 10-6. A resposta é, provavelmente, não. Eles desistiriam do 10-6, daí o seu call ser péssimo.



Quando estiver a ser agressivo, pense o que os seus adversários fariam se tivessem as suas cartas. Coloque-se na posição deles, e invirta as mãos. Se achar que eles fariam all-in com a mão que você tem, então a sua mão é forte e devia ir all-in. Se acha que eles desistiriam da mão, então talvez o melhor seja largá-la também.

Existem mãos que irá jogar, independentemente do que aconteça. E se os seus adverários estiverem á sua frente não se deve preocupar em perder. Diga a si mesmo - dessa vez não me bateu nada, na próxima será diferente.
Para ser um empurrador de sucesso, tem de estar disposto a enfrentar algum risco e a perder algumas fichas. Lembre-se, não há problema em perder uma batalha ou outra para poder vencer a guerra.

por Gus Hansen

Sem comentários: